quarta-feira, setembro 07, 2005

Tradição ainda não é o que era

Estalou a polémica nas altas cúpulas celestiais da má-língua em Aljustrel, tudo devido a um dos mais recentes matrimónios contraídos entre um cidadão aljustrelense e uma cidadã, por sinal, também aljustrelense. A polémica gerou-se não devido à cor do vestido da noiva (excepcionalmente branco), nem à altura do noivo, nem ao vasto vocabulário do noivo (200 palavras incluindo “hã” e “ih”), nem ao nº de convidados (cerca de vários), nem ao jeito que noiva tem para locutora de rádio, tem sim a ver com o local escolhido por ambos (?) para a realização do copo de água! Ai, a escolha recaiu na localidade vizinha de Évora, a apenas 100 e poucos quilómetros de Aljustrel, o que causou enorme consternação nos convidados e não convidados. O 605MF falou com Ana Margarida Caldeta Guerreiro Silvai, senhora proeminente do Jet Set mineiro e grande amiga da noiva, que no entanto preferiu manter o anonimato, «Eu dou a entrevista, mas você depois ao transcrever isto muda a minha voz, como aqueles da Casa Pia, pode ser? Então cá vai, é uma vergonha! Isto já não se usa nem em Cascais, onde toda a gente se vai casar a quintas a Coimbra, mete-se na cabeça de alguém que um casamento entre 2 pessoas de Aljustrel, a Gabey e o coisinho, que são ambos de Aljustrel e onde os convidados são quase todos de Aljustrel, vá decorrer em Évora!? Isso é logo ali! Eu sugeri Miranda do Douro que tem uns cenários lindos para as fotos, ou então Caminha que depois os convidados podem dar uma saltada a Espanha, mas não, foram para Évora! Ora quem não conhece Évora? É muito batido, muito repetitivo, detestei, e depois o casamento chegou às 23h00 acabou, morreu, que eu me lembre…esta última parte ignore, sim?»
Já o ilustre sr.Friescas, líder da L.A.D.A. (Línguas Afiadas Desinibidas de Aljustrel) confessou ao 605MF a sua enorme mágoa pelo facto de a cerimónia de realizar um pouco fora de Aljustrel «É triste que isto aconteça meu amigo, estão a desonrar a mais bela das tradições aljustrelenses, a fotografia nas escadas da Igreja Matriz, onde aos convidados se juntam a Maria Joaquina (mãe do empenhado “Sico Dores”) e as restantes acólitas da nossa Igreja, estragam também um dia de negócio ao bar do PS que nestes dias de casamento faz uns cobres, já para não falar das fotografias no jardim em que os noivos permanecem 2 horas em plena harmonia no mesmo sitio enquanto os convidados disputam entre si a vez de serem fotografados em sua companhia, e que dizer da boa fotografia nos tanques abandonados das minas? Há melhor contraste que o branco do vestido da noiva com o amarelo das terras impregnadas de água forte ou enxofre se preferir? E quem me tira a boa fila de carros com as fitinhas nas antenas, todos a apitar, eles todos de fato e gravata, elas de vestidos, ali “Pi, Pi, Pi” Avenida abaixo, passar em frente à casa da noiva e depois à do noivo, tira-me tudo! Não, meu amigo, é aqui perto, mas tá mal!».
Também o nosso sargento da G.N.R. que não quis dizer o seu nome e insistiu que se chama apenas “Sargento”, tinha razões de queixa acerca desta polémica, «Pois é meu menino, aqui há uns tempos vieram-me dizer que fulana ia casar com o coisinho, e eu pensei cá para mim “Sargento, isto é casório a que vai muita gente de cá da terra, ora, sentem-se em casa, encharcam-se em álcool aproveitando também o facto de este ser à borla, e depois agarram-se aos carros” e esta, meu amigo, é a melhor altura para fazer uma operação STOP a questionar os automobilistas acerca do colete de segurança. Derivado da situação resolvi pedir reforços para esse fim-de-semana, resolvi então meter patrulhas à saída para Beja (4), à saída para Castro Verde (3), à saída para Alvalade (3), à saída para S.João (1), à saída para Montes Velhos (4), em frente ao Aliança (8), em frente ao Matadouro (2), em frente ao bar da Bia Rainha (3) e mais 8 patrulhas junto à escola do Campo Esperança, agora imagine você qual não é o meu espanto quando me dizem que afinal a festança é em Évora e não em Aljustrel, está errado! Que vão os meus GNR’s fazer com tanto tempo livre nas mãos? Passar multas de mau estacionamento? Operação Balão? Operação Bate Sorna na Nossa Senhora do Castelo Enquanto Mais umas Lojas e Residências são Assaltadas? Operação Deixa Passar 2 Horas depois de Terem Telefonado a Dizer que está a Haver Porrada no S.Peter e Depois é que Vais Lá? Isto assim não passamos do mesmo, não há respeito pela autoridade e pelo seu direito de passar multas!».
Também os diferentes vectores políticos da nossa honrada localidade tiveram reacções díspares, José Godeinho, líder incontestável da casa Maçónica GOM (Grande Oriente Mineiro) abordou a polémica pela esquerda, numa posição de extremo, Nelson Breito preferiu deslocar-se numa posição centro-esquerda, enquanto que Deolinda Mestre, a actuar bem descaída pela direita referiu que «Primeiro quero referir que não desejo pronunciar-me sobre essa matéria enquanto mãe do coisinho, ou seja, como Mila Teijolo, mas sim como Deolinda Mestre, candidata à Câmara Municipal de…., de…., de…ai! Como é que isto de chama? Bolas, sei que rima com mel, fel, rímel, ah! Aljustrel, candidata à Câmara Municipal de Aljustrel! e desde já tenho a dizer que é isto que a minha candidatura pretende para Aljustrel, que os jovens tenham oportunidade de conhecer novas terras, novas culturas, novas festas, novas discotecas, novas estradas, novas pessoas, por isso não vejo o mal de ir celebrar um casamento a Évora. No fundo nós queremos que as pessoas vão para fora daqui e não o contrário… Espere, isto não soa bem, pois não?»
Por último, o 605MF tentou contactar com os noivos e conseguiu recolher junto da noiva a seguinte reacção, «Olá bom dia, daqui Gabriela Pereiria e este é o programa da manhã, primeiro vamos ouvir…ai desculpe, mas é o hábito ao atender o telefone, é por causa da fita do meu casamento com o coisinho? Isso é só inveja, agora quero ver se outras não vão lá casar só porque eu casei, vamos ver! Isto é normal acontecer, a globalização está ai à porta e temos de nos adaptar! Olhe escreva ai que quando tiver o meu primeiro filho/a o baptizado vai ser em Volvogrado! Ouvi dizer que é lindo no Inverno!»


Rubina Cuscaem Forte




P.S.-> A piada “cerca de vários” no início do texto é da exclusiva responsabilidade dos moços do Gato Fedorento, vide “Sobrevivente de desastre de aviação” in 3º episódio da Série Barbosa.

41 Comments:

Anonymous Anónimo said...

coisinho...ehheheeheheh

quarta-feira, setembro 07, 2005 5:57:00 da tarde  
Anonymous Ana Mestre said...

Penso que chegaria para justificação do local onde se realizou o casamento o simples facto de o noivo (o coisinho) ser de Évora , sim ÉVORA (e não Aljustrel como é referido),tal como a mãe e a irmã e a avó e o avô e a tia e a prima e o primo e a tia avó e.....etc etc etc... Custa-me a crer que as tão "boas" línguas de aljustrel que dizem saber tudo não o saibam. Ao autor do post os meus parabéns e "agradecimentos", é mais uma sentida mensagem que vai para o livro em branco dos noivos.

P.S.- Felicidades aos noivos

quarta-feira, setembro 07, 2005 7:19:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Imagino o que não aconteceria se o coiso fosse da Austrália.
Deve-se fazer é a vontade da noiva e não do noivo.
Os motivos foram mas foi outros.

Kappa Rosa

quarta-feira, setembro 07, 2005 8:59:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Parabens aos noivos...

quarta-feira, setembro 07, 2005 9:32:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

O coisinho, é um gajo fixe!!!
Parabéns aos noivos!!!

quinta-feira, setembro 08, 2005 10:54:00 da manhã  
Anonymous pescador de almas said...

Há registos de casórios em que a distancia da igreja e do copo d´agua obrigava a levar serviço medico, coveiros, varios carros de mantimentos, outro padre para celebrar missas, funerais e aulas de religiao e moral.
E isto tudo de burros hã, hi. e hi hã.
Eis pois que se fosse de burro concerteza o casório teria sido um pouco mais perto uma vez que os nobres animais carecem de cenoura e com a seca que se instalou...hã hi e hi hã.
Acho muito bem e desafio os próximos a fazer ainda pior, a fasquia está nos 200km!!! É o inicio de uma nova era!!!

quinta-feira, setembro 08, 2005 12:59:00 da tarde  
Anonymous pescador de almas said...

mãe e a irmã e a avó e o avô e a tia e a prima e o primo e a tia avó e.....etc etc etc... "in Ana Mestre"

Andas a consumir!!!!!

quinta-feira, setembro 08, 2005 1:04:00 da tarde  
Anonymous Ana Mestre said...

ok, eu confesso, a noiva foi levada á força, com uma pistola apontada á cabeça e sob ameaça, ela não keria mas teve que ir!! Em relação à distância da igreja ao copo de água eu entendo, para quem está habituado a sair da igreja matriz e ir até aos bombeiros...e inda assim precisa levar carro,é realmente constrangedor fazer meia duzia de Km , mais ainda quando tem comida de borla à chegada!

quinta-feira, setembro 08, 2005 2:08:00 da tarde  
Anonymous Ana Mestre said...

Ah é verdade...se o noivo fosse australiano...iamos para Évora porque era a noiva que escolhia.

quinta-feira, setembro 08, 2005 2:10:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Eu acho é que deviam ter tido um pouco mais de respeito pela malta.
Sou muito amiga do Coisinho, mas fiquei um bocado chateada.
É que ao preço que a gasolina está, ir até Evora é um bocadote puxado.O meu por acaso é a gasoleo mas mesmo assim nota-se no orçamento.E não é só o combustivel, é tambem o desgaste dos pnéus, não se estejam a rir que não é brincadeira.
Voces se calhar pensam:... isto é treta, se ela foi convidada é porque tem posses caso contário não punha lá os butes.Mas não é bem assim. No dia antes do casamento ainda tive que "atender" dois clientes, para ver se ganhava mais algum, é por isso que o meu marido às vezes tem razão, ao dizer que nunca estou em casa, eu até o compreendo, mas é assim...temos que parecer o que gostaria-mos de ser se quisermos estar nestes grandiosos eventos.

Paulixa A Berta

quinta-feira, setembro 08, 2005 5:22:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Eu só quero desejar as maiores felicidades aos 2 pois são duas pessoas muito acima do resto da canalha aqui presente (acima, não me refiro a questões monetárias mas sim como pessoas)!!
Agora só me resta esperar que venham de lua-de-mel, para ensinar ao "coisinho" a verdadeira arte da pesca!!

sexta-feira, setembro 09, 2005 10:22:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Não digam mal das pessoas...burros!
Cada um casa onde quer!
Metam-se na vossa vida não têm mais nada que fazer...?!

sexta-feira, setembro 09, 2005 12:24:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Diz que é mais barato casar em Évora!!

sexta-feira, setembro 09, 2005 12:36:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

É só inveja...

terça-feira, setembro 13, 2005 11:01:00 da manhã  
Anonymous papaburros said...

Pois é, já chega, os sargos estão encostados à costa, as lebres encostadas às vagens, os pirilampos encostados aos duendes, as girafas encostadas às zebras, e o que dizer das tartarugas encostadas
que sorrateiramente se encostam aos
cágados.

Se não gostam pq que insistem em encostar-se ao blog? vão se encostar!!!

terça-feira, setembro 13, 2005 11:51:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

tadinhos dos sargos...há sargos em Évora?

terça-feira, setembro 13, 2005 11:52:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

E se deixassem o casal de coisinhos em paz e fossem tratar das vossas vidinhas porcas?!

terça-feira, setembro 13, 2005 6:45:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

pombinhos? entao nao eram sargos???

quarta-feira, setembro 14, 2005 5:14:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

atã o e se vocês fossem passear?deviam preocupar-se com outras coisinhas.

sexta-feira, setembro 16, 2005 4:51:00 da tarde  
Anonymous Ze da EtA said...

mau mau mau!!! assim não pode ser!! deixem lá o pessoal vir casar a Evora pá!1

Tenho que intrujar umas empadas e uns bolos de chocolate com gelatina!!!

segunda-feira, setembro 19, 2005 12:03:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

atão já não se pode casar onde a noiva quer, sendo assim, estamos pior do que o tempo do Salazar, bem é que isto de Salazar, pouca gente sabe, as restrições que era, uma coisa é certa,o noivo é de Èvora, sisenhor, é que não pensem que vão tirar a vontade a mais noivos de casarem em Évora, porque já houve o casamento da Célia Roberto, em Évora, e ninguém disse nada, claro!, nem têm que comentar.
parabéns aos noivos C e G. G e J.

quarta-feira, setembro 21, 2005 3:21:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Quem é a Célia Roberto? alguém importante?

quarta-feira, setembro 21, 2005 3:58:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Tem mais ou menos a mesma importancia que o coisinho.

quinta-feira, setembro 22, 2005 12:40:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Mas no Ranking dos sargos???

quinta-feira, setembro 22, 2005 10:05:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

São todos importantes!

quinta-feira, setembro 22, 2005 11:12:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

É irmã do João Vitor?

sexta-feira, setembro 23, 2005 11:04:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

É verdade que o Miguel não percebe nada de relogios?

sábado, setembro 24, 2005 12:54:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

É só para informar que o Sr. Miguel, é formado em engenharia da relojoaria Solar (com a media final de 15 valores) e é um dos maiores técnicos Europeus nesta área!
Ps:.É também técnico na troca de pilhas de todos os aparelhos electrónicos. Este ano, ficou em 2ºlugar nas olimpíadas de gravação de taças.

sábado, setembro 24, 2005 10:01:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Varias dividas? Se tivesses que paga-las tinhas que trabalhar 10 anos no duro.

segunda-feira, setembro 26, 2005 12:28:00 da manhã  
Anonymous pescador de almas said...

isto está mesmo giro!!!

q tal combinar uma jantarada todos para ver quem aparece??hehehehehehehehehehehe

tipo um jantar à integralista pos 25 de abril!!

hihihihihihih

quarta-feira, setembro 28, 2005 1:45:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

jantar em évora??

quinta-feira, setembro 29, 2005 12:57:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

A vossa Mãe tambem vai ao casamento?

segunda-feira, outubro 10, 2005 11:38:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

dss

terça-feira, outubro 18, 2005 1:31:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

aad

terça-feira, outubro 18, 2005 1:32:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

porque retiram certos comentários daqui?
não percebo
já escrevi duas vezes em relação a este assunto, mas mesmo assim nada aparece!!
não gostam de verdades??????? Ou não se devem dizer?

quarta-feira, novembro 09, 2005 11:53:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

Aiiiiiiiiiii... Não Seja puta........

sábado, novembro 19, 2005 8:40:00 da manhã  
Anonymous Anónimo said...

Vejam o que teem em casaantes de falarem dos outros.

sexta-feira, janeiro 27, 2006 1:42:00 da tarde  
Blogger ninest123 said...

longchamp outlet, ralph lauren pas cher, louboutin pas cher, ray ban sunglasses, nike roshe run, oakley sunglasses, kate spade outlet, louis vuitton, christian louboutin outlet, ugg boots, air jordan pas cher, oakley sunglasses, louboutin shoes, cheap oakley sunglasses, oakley sunglasses, chanel handbags, replica watches, louis vuitton outlet, burberry, nike outlet, louis vuitton outlet, tiffany jewelry, ray ban sunglasses, prada outlet, tory burch outlet, louboutin, ugg boots, louboutin outlet, gucci outlet, air max, oakley sunglasses, polo ralph lauren outlet, prada handbags, nike free, jordan shoes, sac longchamp, polo ralph lauren outlet, longchamp outlet, tiffany and co, longchamp, longchamp pas cher, replica watches, nike free, nike air max, ray ban sunglasses, michael kors, nike air max, uggs on sale, louis vuitton, louis vuitton

sexta-feira, maio 06, 2016 2:59:00 da manhã  
Blogger ninest123 said...

burberry outlet online, nike air max, replica handbags, michael kors outlet, true religion jeans, vanessa bruno, michael kors, burberry, ugg boots, air force, ray ban uk, michael kors outlet, ralph lauren uk, coach purses, abercrombie and fitch, nike free run uk, sac guess, nike air max, michael kors, lululemon, north face, hollister, oakley pas cher, tn pas cher, converse pas cher, michael kors, hollister pas cher, coach outlet, nike blazer, new balance pas cher, hogan, michael kors, ray ban pas cher, coach outlet, nike roshe, kate spade handbags, ugg boots, nike air max, michael kors outlet, north face, michael kors outlet, timberland, vans pas cher, lacoste pas cher, true religion jeans, true religion outlet, mulberry, michael kors outlet, true religion jeans, hermes

sexta-feira, maio 06, 2016 3:09:00 da manhã  
Blogger ninest123 said...

louboutin, ralph lauren, nike huarache, asics running shoes, babyliss, valentino shoes, instyler, new balance, soccer jerseys, nfl jerseys, mont blanc, iphone cases, mac cosmetics, nike air max, herve leger, timberland boots, gucci, insanity workout, nike air max, converse outlet, ray ban, converse, celine handbags, hollister, vans shoes, north face outlet, lancel, lululemon, birkin bag, nike trainers, p90x workout, giuseppe zanotti, chi flat iron, abercrombie and fitch, jimmy choo shoes, nike roshe, hollister, longchamp, baseball bats, soccer shoes, beats by dre, north face outlet, bottega veneta, hollister, vans, wedding dresses, ferragamo shoes, reebok shoes, ghd, mcm handbags, oakley

sexta-feira, maio 06, 2016 3:22:00 da manhã  
Blogger ninest123 said...

pandora charms, moncler, moncler, replica watches, moncler, ugg,ugg australia,ugg italia, karen millen, barbour, sac louis vuitton pas cher, coach outlet, juicy couture outlet, ugg,uggs,uggs canada, moncler, pandora jewelry, swarovski crystal, canada goose, thomas sabo, moncler, louis vuitton, barbour jackets, pandora charms, canada goose uk, canada goose, hollister, supra shoes, canada goose, ugg pas cher, pandora jewelry, canada goose outlet, doudoune canada goose, montre pas cher, juicy couture outlet, wedding dresses, ugg boots uk, swarovski, moncler outlet, canada goose outlet, bottes ugg, louis vuitton, marc jacobs, toms shoes, moncler, canada goose, links of london, louis vuitton, moncler, louis vuitton

sexta-feira, maio 06, 2016 3:33:00 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home