quinta-feira, março 31, 2005

Centro de Saúde vai fechar!

O inevitável vai mesmo acontecer, o Centro de Saúde de Aljustrel vai fechar portas deixando assim de ser possível haver consultas, urgências e local preferencial para assaltos de variada estirpe.
Esta é uma decisão irrevogável do Ministério da Saúde e que conta com a complacência das forças politicas de Aljustrel e do Secretário do Turismo. Assim em Aljustrel vai passar apenas a existir uma triagem de pacientes dividida em 3 partes: consultas, urgências e idosos chatos sem nada para fazer sem ser queixar-se de dores e ir ao Centro de Saúde. O Centro de Saúde actual será demolido e substituído por uma garagem de 3 pisos para deleite dos funcionários camarários, assim, o Centro de Triagem passará a funcionar numa sala gentilmente cedida pelo DJA, perto da Igreja dos Mortos. Nesta sala estarão dois funcionários camarários em regime de estágio comparticipado pelo IEFP de Aljustrel. O primeiro funcionário terá como função receber os utentes, definir de é consulta/urgência/idoso chato e encaminhá-lo para a fase seguinte que será a do transporte. Em caso de consulta, o será de imediato chamado um táxi que transportará o utente ao local da consulta (o utente fica responsável pelo pagamento da tarifa), no caso de se tratar de uma urgência, o utente será transportado até Castro Verde pelos bombeiros onde lhe será feito um primeiro diagnóstico da situação, de seguida irá até Mértola para fazer RX (se necessário) ou apenas para uma 2ª opinião acerca do diagnóstico feito em Castro Verde, daqui seguirá até Moura onde lhe será verificado o RX (se necessário) e preenchimento da ficha médica nacional, a finalizar, o utente será transportado até Beja onde lhe será administrado o tratamento necessário ao problema que justificou a urgência. Por fim, o caso dos idoso chatos será de exclusiva responsabilidade do 2º funcionário presente na sala, este funcionário deverá falar com os idosos, brincar com eles, passear com eles numa viatura cedida pela CMA, levá-los a almoçar/jantar fora, limpar-lhes a casa, tratar da higiene pessoal dos queixosos e deitá-los à noite com a leitura de uma história de adormecer.
O 605MF contactou Adérito Biosol, secretário de estado adjunto do secretário de estado adjunto do Turismo, que acerca deste novo projecto na área da Saúde nos disse «É um projecto ambicioso e moderno onde Aljustrel desempenhará uma papel fundamental. E porquê Aljustrel? Porque ninguém se vai queixar, vão comer e calar como sempre fizeram. Mas é um bom projecto que vai proporcionar momentos de prazer a doentes estacionários (consultas) e momentâneos (urgências). Você já imaginou o que é uma pessoa, por exemplo, partir uma perna na Aldeia dos Elvas com fractura exposta em vez de ir directo para Beja, algo chato e previsível, ir passear até Castro Verde, depois a Mértola, Moura e depois sim, Beja? Esta pessoa vai ver paisagens lindas, muitos ninhos de cegonha perto de Mértola, as oliveiras de Moura, as rotundas de Castro e Aljustrel. Está a ver a ideia? Queremos mostrar o Alentejo a estas pessoas e que melhor que a saúde para nos ajudar nesse objectivo? Todos mais cedo ou mais tarde necessitamos de recorrer ao médico. É um projecto arrojado e com futuro, inclusive temos planos para um trajecto Aljustrel-Castro-Odemira-Lagos-Faro-V.R.S.António-Mértola-Serpa-Cuba-Moura-Vidigueira-Beja, já pensou bem? Isto numa semana, ou seja, você parte um braço, por exemplo, e tem direito a 1 semana a viajar por estes locais enquanto é tratado. Magnifico!!»
Instado a comentar este projecto, Valério Clister, vereador da Saúde, Higiene e Corsos de Carnaval, afirmou «Então mas o Centro de Saúde não fechou já? Eu vou sempre a Beja ao médico, cá em Aljustrel já só funciona o Dispensário. Você informe-se melhor sobre essas coisas, assim faz figura de parvo. O Centro de Saúde…isso já fechou “há que tempos” homem. De resto acho bem que façam um parque de estacionamento novo, tou farto de deixar o meu carro ao sol, no Verão até ferve, depois em vez de sair às 15:30h,perdão, às 17:30, tenho de sair às 17:40h para deixar o carro arrefecer, assim com a garagem fica sempre à sombra, isto sim é prioritário, agora um Centro de Saúde só atrapalha. E eu não gosto do cheiro e éter, por isso estou de acordo.»


Augusto Penadur Benuron

3 Comments:

Anonymous Anónimo said...

este está demaisssss só é pena que o pré-histótico DJA já não exista e no seu lugar, surgiu aquele maravilhoso grupo de amantes da natureza, que respondem pelo nomi de: Associação Municipali de Caçadoris, que em breve andarão aos tiros à sinalética de trânsito, espécie cinegética que abunda em Aljustrel.

quinta-feira, março 31, 2005 1:16:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

esta demaisss?!! fdx acordem pa vida... tanta escrita e ng faz um coment...lool
se continuarem assim n vao loge pk as pssoas perdem o intrexe

terça-feira, abril 19, 2005 5:41:00 da tarde  
Anonymous Anónimo said...

O que e feito do DJA e pq fechou ?

quarta-feira, setembro 03, 2008 3:18:00 da tarde  

Enviar um comentário

<< Home