quarta-feira, março 30, 2005

SOMINCORI com prejuízo

A SOMINCORI, conhecida empresa mineira que tanto emprego fornece a homens e mulheres da nossa bendita terra, originando inclusive o chavão “Se um dia o autocarro volta para trás…”, está em risco de fechar portas. Tudo porque se suspeita de que um determinado funcionário de nome Rui Felicidadie, mais conhecido por Rui Miacaco, tem furtado ao longo dos seus anos de serviço, cerca de 90 toneladas de pirite para ofertas a amigos e conhecidos, através do método “Cola a Pirite numa Tabuinha Envernizada e Já Está”, o prejuízo, calcula-se, ascende já a cerca de 1500 euros, o que é uma soma crucial para o futuro da empresa mineira. A direcção da SOMINCORI ficou alertada quando na última 5ªfeira, Rui Miacaco, se deslocou para o trabalho numa “carrinha de caixa aberta” vazia e à saída esta mesma se apresentava cheia de pirite, perante a suspeição dos seguranças de serviço, Rui Miacaco terá justificado tal carga dizendo que «Isto é material que não coube no último comboio e eles pediram-me para eu ir levar isto a Setúbal na carrinha que eu por acaso trouxe hoje.», os seguranças, na sua boa fé, acreditaram e deixaram o Sr.Miacaco passar. Também a ajudar à suspeição por parte da direcção da empresa mineira, estará o facto de o mesmo Rui Miacaco ter adquirido por meios desconhecidos cerca de 5000 “tabuinhas de madeira” com as dimensões 15x8x1cm e 18 latas de verniz, que o Sr.Miacaco justificou afirmando «Vou meter um chão novo lá em casa, tudo de madeira.»
No entanto, a direcção da SOMINCORI, não satisfeita com as justificações de Rui Miacaco, decidiu contactar as autoridades, nomeadamente a Policia Judiciária, que de seguida passou o caso à Policia de Segurança Pública. O 605MF conseguiu entrar em contacto com o agente encarregue de investigar o caso que nos disse «O caso está a ser investigado, mas neste momento a prioridade é o caso de tráfico de cebolas que assola o nosso distrito e também aprender o código novo, que isto não é só multar à parva, também temos de saber o porquê das multas, embora isso nem sempre importe, por vezes multamos só pela cara da pessoas, eu pessoalmente, feios não perdoo um.», em relação ao “suspeito” em causa, o mesmo agente assegurou-nos que «Esse Sr. já tem cá ficha desde a altura em que um seu familiar ameaçou construir um aeroporto em Aljustrel. Está tudo a ser tratado, até o facto de ele etr usado a minha carrinha para fazer o transporte até Setúbal de material que não coube no comboio.». «E digo-lhe mais, tenho as minhas dúvidas em realção ao facto de o Sr.Felicidade ter usado a palavra comboio, normalmente ele teria dito “camboio”, dai a minha desconfiança», disse-nos ainda o agente Luís Siaturnino, que no entanto nos pediu o anonimato.
Contactado pelo 605MF, o visado em toda esta tramóia, Rui Felicidadie comentou «No poço de S.João, tra-la-la-la-la-la-la-la; Morreram...» e por ai a fora. No fim da “moda” prometeu-nos uma pedra que tinha lá em casa proveniente da SOMINCORI, mas para tal tínhamos de ficar calados.

Mário Sili Cose