quinta-feira, abril 21, 2005

0% de bigodes em Aljustrel

É esta a meta traçada por Atanásio de Sousa Tório, vereador da CMA para Assuntos Cabeludos, Pilosidades e Orçamento, para os próximos 2 anos em Aljustrel. De facto, é com alguma preocupação que os habitantes de Aljustrel vão assistindo ao florescimento de novas pilosidades faciais em habitantes da nossa singela localidade, uma das últimas vitimas foi Francisco Dories, que durante sensivelmente 15 dias usou o chamado Bigode até que alguém (o amigo Madieira) o aconselhou a retirar tal artigo facial. É de enaltecer o esforço de Atanásio de Sousa Tório em erradicar as pilosidades faciais da nossa terra, o 605MF conseguiu extrair dele as seguintes afirmações: «Vai ser uma luta dura contra muitos Lobbys instalados há muito tempo na nossa querida localidade, todos sabemos das pressões exercidas pela Associação dos Amigos do Bigode de Aljustrel, do Grupo dos Pêras de Aljustrel e pela Associação das Senhoras de Buço de Aljustrel, é uma coisa que tem de terminar, quero erradicar de uma vez por todas com as pilosidades faciais. Vou tomar medidas drásticas, como por exemplo, vai passa a ser obrigatório, nos barbeiros e cabeleireiros do nosso concelho, fazer a barba quando se corta/penteia/lava o cabelo, aos senhores faz-se a barba e às senhoras o buço. Vamos ter um concelho 100% livre de Pilosidade Facial, porque isto já só se usa em países como o Irão, Iraque e Finlândia, e nós não queremos ser como essa gente, pois não? Quer dizer como os Iranianos ainda vá que não vá, agora os Finlandeses?!? Nem sei que faria à minha vida…», uma vez questionado sobre as razões que o levam a tomar tão drástica atitude, Atanásio de Sousa Tório disse-nos «Você já pensou na quantidade de micróbios que existe num bigode farfalhudo como por exemplo o do Sr.Deiodato? Creio que não, senão jamais me faria essa pergunta. É tudo por uma questão de higiene meu amigo, há muito micróbio que se esconde nas pilosidades faciais do ser humano, quer seja no bigode, na barba ou no buço, e é por isso, que urge terminar com esta epidemia, quem estiver contra e não escanhoar a sua face, sofrerá graves consequências que passam desde multas a total exclusão da sociedade aljustrelense, o que implicará a não autorização de entrada no Cine Oriental, nos Pavilhões, nos Paços do Concelho e no Bar O Jovem.» Mas não são só as pilosidades faciais o alvo de Atanásio de Sousa Tório, «De seguida pretendo lutar arduamente pelo fim da utilização de certas expressões verbais como o “Desque sim/não”, “Selada”, “Mine”, “Ganda Camada”, “Vai prá Saca”, “Pedaço de Burro”, “Eh Carapau” e a pior de todas “Monta-te aqui e vai para Castro” que é acompanhada pelo gesto celebrizado por Rafael Bordalo Pinheiro na sua “obra” Zé Povinho, mas com a particularidade de o dedo do meio se destacar dos outros todos, atingindo assim uma forma fálica a mão do braço direito.»
Contudo, tais medidas estão a provocar celeuma junto das associações de adeptos das pilosidades faciais, tais como, Carlos Teleis, membro fundador e presidente do Grupo dos Pêras de Aljustrel, «Acho isso de uma total imbecilidade por parte do senhor vereador Atanásio, eu uso Pêra e por vezes também barba, e nunca tive problemas de saúde devido a esse facto, creio que está aqui em acção uma grande pressão por parte dos Lobbys dos carecas, liderado pelo Sr.António Silviério e pelo Sr.Cristio, o que eles têm é inveja, porque nós podemos optar entre ter e não ter pilosidade e eles têm de se contentar com o que têm, ou melhor, que não têm.» e saiu a rir que nem um desalmado com uma mini numa mão e um cigarro na outra, enquanto soprava a sua popa.
Completamente de acordo com Carlos Teleis, está o Sr.Fernandinho Guerria, líder espiritual e mentor da Associação dos Amigos do Bigode de Aljustrel, «Para começar quero aqui contar a história do bigode, em 1820 na Grã Bretanha, um português de Aljustrel, o Sr.José Silva, deixou, pela 1ª vez no Mundo, crescer alguns pêlos faciais na zona entre o lábio superior e o nariz, e ao sair à rua cruzou-se com uma inglesa que lhe disse: “By GOD!!! What a uggly man with hair on his upper lip!!”, ao que ele respondeu: “Ai chamam BIGODE a isto?! Assim seja”. É uma falsa questão levantada pelo Sr.Atanásio que toda a gente sabe não tem cabelos debaixo dos braços e no peito, logo, não se sente másculo e quer acabar com a masculinidade dos outros. Mas repare bem no meu aristocrático bigode…você achas que este monumento, é um antro de micróbios? Obviamente que se disser que sim, vejo-me obrigado a espancá-lo brutamente, por isso veja lá o que diz…», explicou-nos o magnifico exemplar de bigode que usa homem. Também a SrªIlidia Bata Nete está contra as atitudes do vereador Atanásio, «No meu tempo ninguém se queixava de um belo buço, antes pelo contrário, o meu Manel sempre me disse que gostava muito de sentir o meu buço a picar a sua virilha, ele gostava tanto que até pedia ao vizinho do lado para lhe picar as virilhas com o seu bigode, veja vossemecê.»
Como nos foi pedido e exigido pelas associações e grupos acima referidos, aqui vamos mostrar a lista com a constituição das direcções de cada um deles:

Associação dos Amigos do Bigode de Aljustrel

Presidente: Fernandinho Guerria
Vice-Presidente: Sr.Pinheirio
Vogal: Sr.Deodatio
Director Financeiro: Joaquim Nilhia
1ºSecretário: Sr.Ralas
2ºSecretário: Sr.Dinex

Grupo dos Peras de Aljustrel

Presidente: Carlos Teleis
Vice-Presidente: Engº Friederico
Vogal: Luís Naires
Director Financeiro: Sr.Terramioto
1ºSecretário:Ricardo Salviadinha
2ªSecretário:Nuno Rebiocho

Associação das Senhoras de Buço de Aljustrel

Presidente: Ilidia Bata Nete
Vice-Presidente: Uma senhora de São João do deserto
Vogal: Uma senhora de Rio de Moinhos
Director Financeiro: Uma senhora de Messejana
1ºSecretário: Outra senhora de Messejana
2ªSecretário: Fernando Pereira (Cantor/Imitador/Mestre do Playback)



Joaquim Bigote Falange