quarta-feira, abril 20, 2005

Aljuspescamar 2005 em risco

O concurso anual de pesca marítima denominado Aljuspescamar que se realiza todos os anos na Ribeira da Azenha, encontra-se em risco de não se efectuar este ano, tudo devido ao facto de a Espingardaria Verias, principal fornecedora de isco para o evento, não conseguir satisfazer todos os pedidos de isco feitos até ao momento por parte de eventuais participantes naquele que promete ser o maior Aljuspescamar de sempre, com cerca de 854 inscrições apresentadas até ao momento. O 605MF chegou à fala com o Sr. Verias, dono da Espingardaria Verias, que nos tentou explicar o sucedido, «Isto apanhou-me de surpresa meu amigo, normalmente são meia dúzia deles que aqui vêm comprar o isco, mas este ano veio tudo aqui, isto porque o vencedor do ano passado comprou aqui o isco dele. Só ontem encomendei cerca de 800 quilos de amêijoa, 350 de camarão e 400 de minhoca branca, fora os pedidos de uma engodo especial que eu faço à base de gordura de bacalhau, tripas de sardinhas, anchova frita, molho de tomate Heinz e paprika, não há peixe que resista. Para você ter mais ou menos uma ideia do que isto envolve este ano, ontem empatei cerca de 16.000 anzóis com o meu filho lá em casa enquanto víamos a reposição do Zé Gato na RTP Memória, hoje de manhã vendi-os todos. Este ano vai ser o melhor de sempre, caso eu consegui fornecer todos os pescadores, claro. Caso contrário, vamos adiar, até todos terem o seu isco made in Espingardaria Verias.», de referir que enquanto falava connosco, o Sr.Verias vendeu 7 canas telescópicas de 8 metros, 48 bóias, 230 chumbadas de 250 gramas, 2 camaroeiros, 15 sacos de peixe e uma cana simples de 2 metros a José Geadia “Cid” que ia à pardelha de tarde na Laborela.
O 605Mf contactou a organização do Aljuspescamar 2005 que, através de Luís Liuz, vulgo Marroqueino, fundador e mentor do concurso, nos esclareceu em relação aos problemas levantados pela actual indisponibilidade de isco por parte do Sr.Verias, «É, de facto, preocupante que nesta altura do campeonato, nem todos os inscritos tenham adquirido ainda o seu isco, mas tenho fé. Este ano vamos ter o maior Aljuspescamar de sempre, os pesqueiros vão estar espalhados entre a Praia da Comporta e Vila do Bispo, uma bela extensão como vê, o concurso começa no Sábado às 4 da manhã e só acaba na 2ªFeira às 20h, pelo que todos os participante devem meter um dia de férias de necessário, depois teremos outra inovação que vais ser o facto de junto a cada pesqueiro haver um posto de escuta, ou seja, todos os participantes podem usar uns headphones cedidos pela organização, e ouvir músicas que eu passarei num posto de rádio instalado na minha carrinha, será a Rádio Peixe Burro, e passará grandes temas de Pat Methany, Caetano Veloso, Rita Lee, Deep Purple, Super Tramp, Bee Gees, Fora da Lei, Nova Aurora, Gilberto Gil e alguns originais meus que eu vou fazer até lá se em apetecer, também vou ter a ajuda do grande DJ e Animador de festas e refeições, Brazzoiff. E é favor não mandar bocas ao Jazz nesta entrevista porque você de Jazz não percebe nada, ouviu?», disse-nos Luís Liuz enquanto abanava a sua cintura e flectia a sua perna direita apoiada apenas na biqueira de seu pé, enquanto ouvia “Like a Virgin” de Madonna, encostado ao balcão do Pé de Kaffé.
De referir ainda que os prémios este ano, além das habituais taças, são bastante aliciantes, senão vejamos:

1º Lugar – 1 Colecção de cd’s “All that Jazz”, 1 Viola Gibson, 1 T-Shirt preta, 1 Par de Calças pretas, 1 Para de Sapatos preto, 1 Cinto preto, 1 Frasco de Gel, 1 Fim-de-semana na Nazaré.

2º Lugar – 1 Oportunidade de gravar uma faixa no novo álbum dos Fora da Lei, 1 cd “Jazz & Blues”, 1 Chumbada 250gr

3º Lugar – 1 Par de Boxers, 1 Cana da Índia , 1 Cassete de Nel Monteiro, 1 Vinil de Joana.

O peixe resgatado das águas do mar, reverte a favor do Sindicato dos Mineiros e do Café do Mercado.

Como se vê, este ano tem tudo para ser o melhor de sempre no concurso piscatório Aljuspescamar.


Eduardo Mãos de Polvo

1 Comments:

Anonymous Anónimo said...

Indio e cowboy, censores da idade da pedra, da net e de todos os tempos....

quarta-feira, abril 20, 2005 11:11:00 da manhã  

Enviar um comentário

<< Home