terça-feira, abril 26, 2005

Bar da Maneleita vai ser remodelado

O Snack Bar Pôr do sol, vulgo Bar da Maneleita, vai em breve sofrer profundas remodelações. A proprietária, SrªManeleita, pretende assim ir de encontro aos desejos de seus clientes, e remodelar o seu espaço comercial de forma a atrair também novos clientes, sem, no entanto, mexer na estrutura base do seu empreendimento de Restauração. O 605MF conseguiu falar com a SrªManeleita na 3ªFeira de manhã enquanto esta “aviava” o pequeno almoço a centenas de vendedores ambulantes, ou seja, tendeiros que se preparavam para executar o seu vigoroso e difícil trabalho isento de impostos no nosso grandioso Mercado Mensal que se realiza no nosso mui honroso e usado Parque de Exposições e Feiras, que brevemente receberá uma exposição de garfos quem mais tarde falaremos, «Dê-me só um minuto enquanto faço aqui uma sande de fiambre ao Chico Bonieca, Chico, e para beber? Média ou mini? Branco? Não tenho. Vá a mini? Aqui está ela e a sande. Ora diga lá? Quer saber das remodelações não é? Pois, eu tenho recebido muitas queixas do pessoal que aqui costuma vir, dizem que é pouco espaço e tal, muito fumo, não há pipas nem imperiais, mas no entanto não tiram daqui as nalgas. Mas eu vou ouvindo, vou ouvindo e vou enchendo, até que ontem de manhã quando acordei, pensei para mim “Manela ou remodelas o bar ou vais esticar o cabelo à da Ludgeiria”, e decidi remodelar o bar, porque isto de esticar o cabelo é chato e cansa. De modos que falei com o Bandeiria, que é quase Arquitecto e com o Salvadinhia, que também é quase Arquitecto, enquanto eles são “quase” levam mais barato, e pedi-lhes para cada um fazer um projecto para remodelar o meu bar, depois escolho o melhor e o outro mando-o dar uma volta ao bilhar grande.» disse-nos a SrªManeleita enquanto fazia uma sande mista para o Sr.Saraivia dos sapatos. «Porra que isto hoje é que vai ser um belo mercado!! Tou para ver quem limpa depois esta merda toda aqui à porta!! Cagam aqui tudo e depois quem limpa sou eu. Vá, vamos lá a despachar que eu às 11h00 tenho de ir à praça buscar uns carapaus para o almoço!! Chico Bonieca, não chateies as pessoas pá!!» desabafou a Sr.Maneleita à nossa saída.
Obviamente, e seguindo as regras do bom jornalismo, depois desta breve entrevista fomos tomar um bom banho porque não se podia com o cheiro a cigano e a fumo que ficou impregnado nos nossos fatos de treino Anicate (PUB). Depois, e porque não tínhamos mais nada para fazer de tarde, fomos beber uma mini ao Ali Ança, onde esbarrámos com o Sr.Ricardo Salvadinhia, quase Arquitecto, e o confrontámos com o facto de estar ou não a elaborar um projecto de remodelação para o bar da SrªManeleita, «Bem, se isto é para falar de política ou da cena de porrada no Pé de Kaffé, nem se aproximem. Ah, é por causa do projecto para o bar da Manelia, sim senhora, posso levantar a ponta do véu, sem ofensa às senhoras que usam Burka. O meu projecto passa por arejar mais o estabelecimento, assim irei propor que se derrube as paredes onde estão situadas as portas e as janelas, em vez de paredes, poríamos grades de ferro, o que permitiria um melhor arejamento e permitiria que os praticantes do mais popular desporto em Aljustrel, o “Passar de Carro para ver Quem Está e Não Está”, podem-se usufruir deste belo local para o praticar. Outra inovação seria o uso de cartão em vez do pagamento directo para não haver confusões, situando-se a caixa na bilheteira do Parque de Exposições e Feiras, assim o pessoal ia a pé um bocadinho para arejar as ideias e depois pagava sem armar fita, mas isto se a CMA estiver de acordo e houver disponibilidade das instalações, que, como se sabe, estão sobrecarregadas de tanto uso. Depois irei fazer uma zona de jogos como Snooker, Bilhar, Matraquilhos, Setas, Ping-Pong e Bowling, embora esta ultima esteja ainda em estudo devido à falta de espaço para uma estante com o calçado apropriado para aluguer. Tudo isto será implementado na sala por detrás da vitrine expositora de sumos e chocolates. E agora, se me permite, vou-me remeter ao silêncio que acho que já falei demais, por favor não contem isto ao Bandeiria senão ele copia, ok? Não publiquem. Vá uma mini?»
Após a cuidadosa ingestão de 15 minis e 7 pratinhos de tremoços, dirigimo-nos à nossa viatura, e é nesse momento que fomos abordados por uma estranha criatura de seu nome Paulo Bandeiria, o jovem, que muitos chamam Avô, interpelou-nos na rua, «Oi rapaziada, disse-me um certo passarinho (João Pedro Figueiria, vulgo Lentiel) que vocês entrevistaram o Salvadinhia acerca do projecto para o bar da Manelia, eu também quero ser entrevistado, ou melhor, eu vou dizer o que pretendo apresentar à Manelia. Eu pretendo criar um espaço alternativo na nossa vila, assim o meu projecto consiste em fechar as janelas, criando assim uma parede simples onde os artistas Pinheirio dariam asas à sua imaginação e criariam arte contemporânea, provavelmente uma cadeira com asas e amortecedores onde quem se sentasse ficaria cheio de dores, ou outra coisa qualquer, depois a porta passaria a ser apenas uma enorme pedra que teria de ser arrastada de forma a permitir a entrada e saída de clientes, encarregue de arrastar essa “porta” estaria o casal Linia e Herniâni vestidos com vestes de napa justa, assim a dar para o motard/Sado-Maso, lá dentro iríamos ter apenas luzes negras e um candeiro simples apenas com uma lâmpada pendurada num fio que permanentemente iria girar pela sala, criando um ambiente Psycho/Dali/Salazarista. Os WC’s seriam completamente abertos, sem portas, apenas tapados por papel vegetal para assim apreciarmos as sombras dos nossos corpos. Hã!? Mete o do Salvadinhia a um canto até aposto…», ao que nós rapidamente respondemos que sim e saímos dali a correr e a rir.
O resultado do concurso é divulgado em Junho, no feriado municipal.

Carla Matadão