quarta-feira, maio 04, 2005

Nova Secretária da Cultura em Aljustrel

Entrou na 2ª feira ao serviço, a nova secretária da Cultura da CMA. O 605MF tentou de imediato contactar a CMA para esclarecimentos, o que não foi possível pois tínhamos uma caracolada combinada na Tasca do Felipie na 2ª feira e uma cabeça assada no Carregueiro na 3ªfeira, pelo que só hoje conseguimos chegar à fala com o Sub-vice-secretário –adjunto da Cultura da CMA, o sr.Gervásio Escovinha, «Sim, de facto, confirma-se a entrada ao serviço de uma nova secretária para o pelouro da Cultura, um pelouro, de resto, em franca expansão na nossa terra, com grandes planos para o futuro cultural aljustrelense, com grandes apostas previstas em valores da nossa terra a nível cultural, havia pois necessidade de arranjar uma secretária para ajudar o vereador a meter em marcha todos esses projectos.» Questionado acerca do conteúdo de tais projectos que incluem gente da terra, o Sr.Escovinha confidenciou-nos, «Trata-se numa aposta clara na cultura mineira, por exemplo, vamos apostar forte no Bolo Páscoa, fabricado em exclusivo na Pastelaria Primavera com ingredientes tão nossos como o açúcar, a farinha, o fermento de zinco, a banha de porco Miancoca, cocos de Messejana e por ai fora. Também temos previsto, a internacionalização da Feira do Campo, para tal, vamos convidar a localidade internacional espanhola Badajoz, a ter o seu espaço no recinto, onde pode vender presuntos e rebuçados daqueles com pinhão e caramelo, mas são negociações árduas e complicadas. Temos também previsto um concerto único em Portugal e, quiçá, no Mundo, que é uma mistura de jazz com grupos corais e ranchos folclóricos a que chamaremos “FOLCLOJAZZCORALMIN”, para tal, já estão a decorrer ensaios em Mafra, onde Bernardo Sassetti e o Rancho Folclórico de Jungeiros tentam fundir temas seus, e digo-lhe já, a coisa promete. Já os grupos corais, estão reunidos em Garvão para tentar chegar a um consenso acerca do vinho a beber durante os ensaios com Mário Laginha e a Maria João. E meu amigo, nada disto será possível sem a nova secretária, isso garanto-lhe eu!! E já agora, muito obrigado pela sondagem acerca da Páscoa, vamos continuar a apostar no bolo, como acima referi, e vamos manter o feriado ao Domingo, embora estejamos a pensar seriamente mudar a 6ªfeira Santa para uma 4ªfeira, tem mais lógica.»
De salientar que a nova secretária para a Cultura da CMA, é uma secretária de canto adquirida na Moviflor de Olhão pelo preço de 79€ a pagar em 15 suaves prestações de 13.33€ através de transferência bancária, possui 6 pés, 4 gavetas, é em pinho e vem acompanhada de 1 cadeira com rodas e encosto regulável. Uma pechincha.
Quem não gostou da nova aquisição da CMA, foi o empresário de mobiliário aljustrelense, Joaquim da Liuz, que ao 605MF, desabafou, «Esses paneleiros da Câmara não me compram aqui nada, filhos dum cabrão, mas depois quando precisam de coisas lá para casa, pedem fiado. Esse Gervásio Escovinha é um deles, ainda me deve aqui 300 contos de uma mobília lá para casa, de um candeeiro e de um “Edrigon”, já lá vão 2 anos e nada. Depois para comprar uma merda de uma secretária, vão a Olhão!! Agora queixem-se que um gajo é má-língua. Olha lá, sabe alguma coisa ali do coisinho que anda metido com a mulher do vizinho? Desque foram apanhados…» (O 650MF, não comenta estas últimas frases do Sr.Joaquim da Liuz).

Alexandra Colcha

P.S – Resultados da última votação para a pergunta: “Concorda com o facto de a Páscoa ser celebrada sempre ao Domingo?”

Sim – 7 votos (20%)
Não – 5 votos (14%)
E a 6ªfeira Santa à 6ªfeira – 4 votos (11%)
Prefiro o Carnaval à 3ª – 3 votos (9%)
A Páscoa é um bolo? – 16 votos (46%)

Viva o Bolo!!